News
07
ago
2017
ANTRAM solicita ratificação ao Governo Português
Portugal

A Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias irá solicitar ao Governo Português que ratifique, com a máxima urgência, o Protocolo E-CMR, o qual já se encontra, neste momento, ratificado por onze Estados Europeus, nos quais se incluem Espanha e França, países que fazem parte do espaço natural de atuação da frota portuguesa.

Em comunicado, a ANTRAM refere que “poder estar incluído, desde uma fase ainda inicial, no grupo dos Estados que aderiram ao Protocolo constitui para as empresas de Transporte Rodoviário de Mercadorias uma mais-valia na sua capacidade competitiva a nível europeu que não podemos desperdiçar”.

Em 2008, foi celebrado e adicionado à convenção CMR o Protocolo E-CMR, nos termos do qual os Estados signatários reconhecem e declaram como válido, para todos os efeitos legais e contratuais, o formulário CMR emitido e assinado por via eletrónica.

A ANTRAM, enquanto membro da IRU, encontra-se já envolvida no processo de implementação do CMR eletrónico, o qual permitirá “agilizar a formalização do contrato de transporte e facilitar as relações entre as partes intervenientes nas operações”.

Além, da “redução da burocracia e o desaparecimento da documentação em suporte de papel”, este protocolo permitirá a todos os intervenientes acompanhar o processo de cada transporte, “desde o início até à faturação, passando pelo momento da carga e pela entrega do bem ou da mercadoria ao destinatário final”, destaca a ANTRAM.



notícia extraída na integra de www.transportesemrevista.com

< back
Newsletter
Loading