O que poderá esperar o setor dos transportes da possível independência da Catalunha? Esta é uma dúvida que remete para a reflexão sobre o impacto da saída do Reino Unido da União Europeia, especulando-se então sobre o impacto que tal decisão poderia provocar na circulação de bens e pessoas, assim como nas consequências sobre a atividade de empresas de logística e transportes.
Desta feita, a conjuntura provocada pela tensão entre o governo da Catalunha e o governo central de Madrid, que poderá culminar com a independência desta região espanhola, está também a ser alvo de grandes preocupações por parte das empresas que operam nesta região.
Nos últimos dias, alguns media do país vizinho, têm noticiado que várias empresas estão a avaliar a sua permanência na região. A Catalunha, mais especificamente Barcelona, é uma das regiões com maior atividade económica e empresarial de Espanha, estando aí instaladas várias empresas e indústrias. A incerteza quanto à possível independência da Catalunha está a despertar grande apreensão na sociedade espanhola e no tecido empresarial do país. A possibilidade de um elevado número de empresas se mudar para outras regiões poderá afetar toda a logística de transportes de inúmeras empresas.
Fonte: Logística Moderna (Adaptado) | Fonte (imagem): Veja.Abril.com | Notícia extraída na integra de jornaldostransportes.pt