O Porto de Barcelona lançou o novo processo de envio telemático para pedidos de transporte que, a partir de Fevereiro, será obrigatório para todas as operações de transporte de contentores efectuadas por estrada no recinto portuário. Este incremento visa garantir a rastreabilidade, a eficiência e a segurança das operações, sendo visto como um importante passo em frente na telematização das operações terrestres do porto catalão, conforme explicou a Autoridade Portuária.
Ordens de transporte telemáticas melhorarão gestão logística e aumentarão a sua segurança e previsibilidade.
Para usufruírem do novo sistema, as empresas terão que se registar previamente – o porto disponibilizará um registo para operadores de transporte terrestre e lançará igualmente um manual do utilizador. Além disso, adiantou a Autoridade Portuária catalã, o Serviço de Acesso Unificado (SAU), o Centro de Identificação (CI-SAU) e Portic prestarão assistência a qualquer consulta dos operadores de transporte sobre o novo processo. O uso generalizado das ordens de transporte telemáticas permitirá gerir operações logísticas mais complexas com menos percalços, garantindo o aumento do grau de segurança das operações (graças ao facto da rastreabilidade telemática não ser interrompida por meios mais tradicionais, como o e-mail), e abrirá a possibilidade de antecipar soluções para problemas logísticos específicos.
A partir de dia 1 de Fevereiro, tudo muda no Porto de Barcelona
Uma vez registados, os operadores poderão enviar ordens de transporte através dos vários meios telemáticos disponíveis: a nova aplicação gratuita da Web de ‘Ordens de Transporte’, ou as diferentes aplicações habituais da Portic. Importante ressalvar que, a partir de dia 1 de Fevereiro, as empresas que não possuam a correspondente ordem de transporte telemática atribuída não poderão enviar pré-avisos aos terminais de contentores do porto.
notícia extraída na integra de revistacargo.pt