Depois do destaque nos resultados divulgados pela AMT em relação ao primeiros 11 meses do ano, o Porto de Lisboa informou, através de comunicado, ter superado 12,1 milhões de toneladas de carga movimentada no ano de 2017.
O valor representa um crescimento de 19% comparativamente a 2016, sendo que foram os contentores que estiveram em grande destaque – com um crescimento de 26%, para um total de 493.253 TEUs movimentados.
Já os graneis sólidos atingiram o melhor resultado dos últimos 10 anos, com mais de 5,3 milhões de toneladas. Quanto aos graneis líquidos, inverteram a tendência de descida que seguiam desde 2009 e cresceram 15%.
Quanto ao embarque de mercadorias, o crescimento foi de 33% em relação a 2016, representando neste momento 42% da totalidade de carga movimentada.
Lídia Sequeira: «Números demonstram o acerto da estratégia adoptada»
O valor alcançado pelo Porto de Lisboa em 2017 é o mais elevado desde 2011. E é também o maior crescimento percentual homólogo entre todos os portos nacionais no ano de 2017.
Citada em comunicado, a presidente da APL, Lídia Sequeira, congratula-se, afirmando que «estes números são muito encorajadores, sobretudo porque demonstram o acerto da estratégia adoptada, com foco no crescimento, sustentado na paz social no porto».
notícia extraída na integra de revistacargo.pt