O setor do transporte rodoviário de mercadorias na Península Ibérica deverá ter crescido 2,2 por cento no mercado ibérico em 2015, com Portugal a registar um aumento de 1,7 por cento. Os valores são adiantados pelo estudo setorial da Informa D&B “Transporte Rodoviário de Mercadorias (Mercado Ibérico) ”, que confirmam a tendência de crescimento já detetada em 2014. Ainda de acordo com o estudo, este crescimento corresponde, a nível ibérico, a uma faturação global de 16 170 milhões de euros, no entanto, deste total, o mercado nacional apenas representa 2670 milhões de euros.
Em 2014, ano para o qual existem números definitivos, o volume de negócios global do sector registou um crescimento de 1,8 por cento, para 15 825 milhões de euros, dos quais 2625 milhões são relativos a Portugal e 13 200 milhões a Espanha.
Em Portugal, o peso da faturação dos serviços de transporte doméstico representou 49,7 por cento nesse mesmo ano, enquanto os serviços de transporte internacional representaram os 50,3 por cento restantes, gerando receitas de 1320 milhões de euros. Em Espanha, o transporte nacional continua a representar a maior fatia, com uma percentagem sobre o total que é próxima dos 80 por cento e um valor de 10 525 milhões de euros em 2014. Ainda no mercado português o volume transportado ascendeu a 30 415 milhões de toneladas-quilómetro. Em Espanha este valor atingiu as 187 379 milhões de toneladas-quilómetro.
Segundo o estudo, “o aumento da procura e a quebra do preço dos combustíveis contribuíram para melhorar a rendibilidade do sector em 2014 e 2015, após vários anos em que a pressão sobre os preços e a descida do volume de negócios reduziram as margens”.
O estudo revela ainda que o setor caracteriza-se pela atomização da oferta, com um elevado número de pequenas empresas e de trabalhadores independentes, em geral com um único veículo. Neste contexto, o número de empresas em 2014 era de 7937 em Portugal e de 100 339 em Espanha.
Este fator, diz a Informa D&B, reflete-se também “na quota de mercado dos cinco principais grupos por volume de receitas que em 2014 detinham menos de 10 por cento do volume de negócios no conjunto do mercado ibérico. Esta participação situou-se abaixo dos 17 por cento quando considerados os dez principais”.
fonte in www.transportesemrevista.com