News
22
fev
2018
Vítor Caldeirinha: “Impacto profundo da aprendizagem automática na logística e no shipping”
Economy

"Os especialistas prevêem que nos próximos 10 a 20 anos a Inteligência Artificial (AI do inglês) seja uma nova revolução industrial, social e mental global, com um impacto profundo em todos os aspectos da nossa vida. Esse impacto será especialmente mais rápido e forte na cadeia de produção e em toda a cadeia logística, onde as mudanças já estão a acontecer a elevado ritmo. Os preços serão cada vez mais baixos, as entregas mais rápidas, o serviço melhor, a procura mais volátil com cada vez maior variedade de produtos, as cadeias de abastecimento cada vez mais complexas e os carregamentos menores e mais frequentes. Os efeitos também estão a chegar ao Shipping e aos portos, mas o ritmo vai começar a aumentar cada vez mais nos próximos anos."


Mas vamos por partes. Afinal o que é a Inteligência Artificial?

A AI consiste na criação de algoritmos (software ou “agentes inteligentes”) que corre em computadores e imitam a inteligência humana e lhes permita executar funções de mentais e mecânicas que apenas os humanos conseguem realizar, com o mesmo desempenho ou melhor. Recorre-se ao raciocínio, inferência, reconhecimento de padrões e aprendizagem automática.

O impacto na logística deverá ser enorme e profundo. Por agora apenas podemos imaginar algumas tendências: veículos, equipamentos e máquinas de produção autónomas; Melhoria da satisfação dos clientes; Seguimento da carga em tempo real de todos os processos, eventos, localização, estado, previsão, otimizando alternativas a todo o momento de forma automática e evitando congestionamentos e falhas; Conhecimento total de todo o inventário a todo o momento versus conhecimento real da procura a todo o momento; Previsão e planeamento da produção otimizada; Redução drástica do emprego humano a níveis nunca vistos na logística;


O Shipping e os portos terão também um forte impacto da ML e da IA:

A tecnologia de logística predictiva resultará no transporte personalizado de contentores; Os modelos de previsão fornecerão aos clientes rotas mais optimizadas de forma automática e adaptativa; Os expedidores e os compradores irão desfrutar de serviços de transporte fiáveis, visíveis e coerentes por via marítima, muito competitivos com a rodovia.
Ajudará os carregadores a optimizar a selecção de operadoras, classificação, rotas e processos de controle de qualidade que economizem custos e melhoram a eficiência. com a sua capacidade de reunir e analisar milhares de dados diferentes;
Ajudar os transportadores marítimos a prever com precisão a procura, analisar tendências em cadeias de abastecimentos, monitorizar calendários sazonais e rastrear os padrões diários.

 

 

 

notícia extraída na integra de revistacargo.pt

< back
Newsletter
Loading