News
22
set
2016
Volkswagen Truck & Bus quer revolucionar transportes de mercadorias com sistema RIO
Portugal

A divisão de camiões do Grupo Volkswagen, a Volkswagen Truck & Bus, pretende revolucionar e democratizar os sistemas de gestão e de acompanhamento da indústria transportadora, oferecendo pela primeira vez a possibilidade de interação entre todos os elementos da cadeia de fornecimento, desde os carregadores aos transportadores, passando pelos condutores e pelos destinatários num serviço com base na ‘nuvem’ e aberto.

Graças a uma série de algoritmos inteligentes, o sistema RIO combina diferentes fontes de dados, analisando-os, com a informação combinada dos tratores, reboques, condutores e encomendas, juntamente com os dados de trânsito, meteorologia e de navegação, poderão oferecer recomendações em tempo real a todos os elementos da cadeia envolvida no processo de transportes de mercadorias.

Com isso, a Volkswagen garante que o RIO melhora não só os processos de transportes e de carregamentos, mas também a eficiência e a transparência no ecossistema de transportes.

A grande inovação deste sistema é que, ao contrário do que sucede até aqui, em que os diferentes agentes desta indústria contam com os seus próprios sistemas de software de gestão de carregamentos e de veículos, o RIO permite ser integrado enquanto plataforma comum independentemente dos serviços de telemática de cada marca. Esta solução pode ser especialmente válida para operadores que tenham frotas mistas com camiões de diferentes marcas, agrupando num único serviço digital aquelas funcionalidades para aumento de eficiência.

Os sistemas que já existem e que são atualmente utilizados podem, por outro lado, ser transferidos para uma plataforma comum, com Andreas Renschler, CEO da Volkswagen Truck & Bus, a referir que “o RIO vai fundamentalmente mudar o mundo dos transportes [de bens e mercadorias] como o conhecemos”.

O RIO tem por base uma iniciativa da MAN e é gerido pela função Digital Solutions da MAN, procurando melhorar a rentabilidade dos clientes.



Tecnologia avançada

O sistema RIO adapta-se também às empresas de camionagem de pequena e média dimensão, sem que exista a necessidade de terem nas suas fileiras com técnicos de informática especializados. Tanto mais que a utilização do RIO obedece, de acordo com a marca, aos mesmos princípios e semelhanças dos smartphones, com diversas aplicações passíveis de serem instaladas e geridas a partir de qualquer browser de Internet.

O RIO permite, por exemplo, estar mais ligado ao condutor do camião, informando-o de novos processos de carga, enviar chaves digitais via smartphone, gestão de cargas parciais (Loadfox) permitindo a recolha de mais cargas que aumentem a rentabilidade de um determinado transporte.


fonte in automonitor.pt

< back
Newsletter
Loading