Notícias
28
fev
2019
ANTRAM e GASNAM a favor da adoção de combustíveis mais sustentáveis nas frotas
Portugal
A Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) e a Associação Ibérica De Gás Natural e Renovável para a Mobilidade (GASNAM), tendo em conta a proposta de Regulamento de Emissões de CO2 para Veículos Pesados, consideram ser necessária a implementação de políticas públicas que incentivem a adoção de combustíveis mais sustentáveis nas frotas das empresas de transporte profissional.
 
A proposta de Regulamento de Emissões de CO2 para Veículos Pesados do Conselho Europeu indica que “a implantação de tecnologias atuais e futuras mais inovadoras baseadas em GNL contribuirá para o cumprimento das metas de emissão de CO2 a curto e médio prazo, uma vez que o uso de tecnologias de GNL leva a menores emissões de CO2 em comparação com veículos a diesel. … Além disso, as atuais tecnologias de GNL garantem um baixo nível de emissões de poluentes atmosféricos, como NOx e partículas”. Refere, ainda, a existência de uma infraestrutura adequada às necessidades atuais de abastecimento.
 
Refira-se, em particular, a utilização do GNL (Gás Natural Liquefeito), que, nos veículos pesados é a única solução económica e tecnologicamente viável para a substituição do diesel, de modo a que as empresas gestoras de frotas não venham a ser penalizadas num futuro próximo.
 
O regulamento identifica os objetivos que devem ser alcançados pelas frotas de transporte indicando: “… o presente regulamento estabelece normas de desempenho em matéria de emissões de CO2 para veículos pesados novos, pelo que as emissões específicas de CO2 da frota de veículos pesados da União serão reduzidas em comparação com as emissões de CO2 da seguinte forma:
 
a) Para os períodos de referência do ano 2025 em diante, de 15%;
b) Para os períodos de referência do ano 2030 e posteriores em 30%, …”
 
No âmbito da revisão e acompanhamento da eficácia do regulamento, a Comissão dá uma especial relevância para os combustíveis líquidos e gasosos, requerendo que seja incluída “uma avaliação do contributo potencial para a redução de emissões da utilização de combustíveis alternativos renováveis líquidos e gasosos sintéticos e avançados, incluindo e-combustíveis, produzidos com energia renovável e que cumpram os critérios de sustentabilidade e de redução das emissões de gases com efeito de estufa nos termos da diretiva”.
 
(ver mais em https://www.logisticaetransporteshoje.com/transportes/antram-e-gasnam-a-favor-da-adocao-de-combustiveis-mais-sustentaveis-nas-frotas/)
 
Fonte, Logistica & Transportes Hoje.
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